HomeCuidados com os olhos › O que é Nistagmo?

O que é Nistagmo?

Nistagmo são oscilações rítmicas, repetidas e involuntárias de um ou ambos os olhos conjugadamente, nos sentidos horizontal (de um lado para o outro), vertical (de cima para baixo) ou rotatório (movimentos circulares) que podem dificultar muito a focalização das imagens.

 

Nistagmos. Movimento involuntário dos olhos

Imagem do site bio-neuro-psicologia.usuarios.rdc.puc-rio.br

Dependendo da causa, esses movimentos podem ser em um ou nos dois olhos. O termo “olhos dançantes” tem sido usado para descrever o nistagmo.

O movimento involuntário dos olhos do nistagmo é causado por funcionamento anormal nas áreas do cérebro que controlam tal movimento. A parte do ouvido interno que sente movimento e posição (o labirinto) ajuda a controlar o movimento dos olhos.

Há duas formas de nistagmo:

  • A síndrome de nistagmo infantil (INS) está presente no nascimento.
  • O nistagmo adquirido se desenvolve posteriormente devido a uma doença ou lesão.

Sabe aquele exame que o oftalmologista faz, pedindo para a gente deixar a cabeça em uma posição fixa e seguir o movimento de um objeto somente com olhos? Esse é o exame utilizado em consultório para verificar se o paciente tem ou não nistagmo.

 

Não há tratamento possível para a maioria dos casos de nistagmos congênitos, mas muito pode ser feito para melhorar a visão de quem tem esse problema. O tratamento para o nistagmo adquirido dependerá da sua causa.

O vídeo abaixo traz alguns exemplos do movimento rítmico e involuntário do nistagmo.

 

Comentários: 2 [ Deixe seu comentário ]

  1. Bom dia,

    meu filho nasceu com nistagmo,hoje ele está com 23 anos. Nunca consegui um tratamento para ele. Gostaria de saber se já existe algum tipo de tratamento ou medicação que o ajude. Gostaria tambem do endereço e fone de seu consultório.

    Grata
    Ana Lúcia

    • Bom dia, Ana Lúcia!
      Primeiro é preciso avaliar as causas do nistagmo. Infelizmente para grande parte dos casos congênitos não existe tratamento.
      O melhor seria você buscar um médico especialista para essa avaliação e traçar as melhores opções para, pelo menos, tentar melhorar sua visão.
      Eu sou técnico em óptica e não médico oftalmologista. Não tenho autoridade para esse tipo de avaliação.
      Os assuntos aqui abordados visam melhorar o conhecimento dos técnicos que atendem em óticas e também trazer algum esclarecimento ao público consumidor, mas qualquer aprofundamento precisa ser tratado com os médicos, ok?
      Experimente entrar em contato com o CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia e ver se eles conhecem algum órgão ou associação que trate do tema. O site deles é http://www.cbo.com.br .
      Agradeço sua visita ao blog e espero que o post tenha ajudado de alguma forma.
      Abs,

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>