HomeEstudando óptica com o Prof. Honda › O que é Glaucoma?

O que é Glaucoma?

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual.

Glaucoma - elevação da pressão intra ocular

Imagem do site minhavida.com.br

 

A parte frontal do olho é preenchida por um fluido claro chamado de humor aquoso. Esse fluido é constantemente produzido na parte posterior do olho. Ele deixa o olho através de canais na parte frontal do olho em uma área chamada de cavidade anterior, ou simplesmente de ângulo.

Qualquer coisa que diminua ou bloqueie o fluxo desse fluido para fora do olho provoca o aumento da pressão ocular. Essa pressão é denominada pressão intraocular. Na maioria dos casos de glaucoma, essa pressão está elevada e provoca danos no nervo principal no olho, o nervo óptico.

Se o glaucoma não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira.

Por isso, consulte regularmente um oftalmologista, principamente a partir dos 40 anos. O diagn[ostico precoce é a melhor forma de controlar a doença.

O vídeo abaixo ilustra muito bem o que é o glaucoma.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>