HomeEstudando óptica com o Prof. HondaAmetropiasAstigmatismo › Os tipos de astigmatismo e as lentes corretivas

Os tipos de astigmatismo e as lentes corretivas

No total são cinco, alguns autores consideram seis mais para frente saberemos porque, vamos começar pelo mais básico.

 

Primeiro caso: ASTIGMATISMO MIÓPICO SIMPLES

Tipos de astigmatismo – Astigmatismo-simples

Este é o primeiro caso note que temos os raios verticais formando foco na retina, e os raios horizontais antes da retina, ou seja um ponto focal ou foco na retina e o outro antes. Quando isso ocorrer teremos um astigmatismo chamado de “Astigmatismo Miópico Simples” e se corrige com uma lente cilíndrica do tipo Plana/Cilíndrica Negativa.

Astigmatismo mióptico simples corrigido por lente

Segundo caso: ASTIGMATISMO MIÓPICO COMPOSTO

Astigmatismo mioptico composto – visão distorcida

Neste caso note que temos os raios verticais formando foco antes da retina, e os raios horizontais também antes da retina mas em outro ponto, ou seja os dois pontos focais ou focos antes da retina mas em pontos diferentes. Quando isso ocorrer teremos um astigmatismo chamado de “Astigmatismo Miópico Composto” e se corrige com uma lente cilíndrica do tipo Esférico negativo e Cilíndrico negativo.

Astigmatismo mióptico composto corrigido por lente

Terceiro caso: ASTIGMATISMO HIPERMETRÓPICO (Também conhecido como HIPERÓPICO) SIMPLES

Astigmatismo hipermetrópico simples – visão distorcida

Neste caso note que temos os raios verticais formando foco depois da retina, e os raios horizontais se formam na retina, ou seja um na retina e o outro depois da retina. Quando isso ocorrer teremos um astigmatismo chamado de “Astigmatismo Hipermetrópico ou Hiperópico Simples” e se corrige com uma lente cilíndrica do tipo Plano/Cilíndrica Positiva.

Astigmatismo hipermetrópico simples corrigido por lente

Quarto caso: ASTIGMATISMO HIPERMETRÓPICO (Também conhecido como HIPERÓPICO) COMPOSTO

Astigmatismo hipermetrópico composto – visão distorcida 

Agora note que temos os raios verticais formando foco depois da retina, e os raios horizontais também se formam depois da retina porém em outro ponto, ou seja um os dois depois da retina em pontos diferentes. Quando isso ocorrer teremos um astigmatismo chamado de “Astigmatismo Hipermetrópico ou Hiperópico Composto” e se corrige com uma lente cilíndrica do tipo Esférico Positivo com Cilíndrico Positivo.

Astigmatismo hipermetrópico composto corrigido por lente

Quinto caso: ASTIGMATISMO MISTO

Astigmatismo misto – visão distorcida

Neste quinto e último caso nos temos um Astigmatismo misto observe temos os raios verticais formando foco depois da retina, e os raios horizontais também se formam antes da retina, cada um de um lado da retina por isso que é chamado de MISTO. Alguns autores consideram que existe dois tipos de Astigmatismo Misto primeiro quando a formação das imagens ocorrem de forma não regular ou seja a distância entre o ponto focal antes da retina e o ponto focal formado depois da retina tem distâncias diferentes partindo da retina quando isso ocorre classificam de ASTIGMATISMO MISTO IRREGULAR.

Outro caso é quando a distância dos dois focos, o formado antes e o depois tem a mesma distância da retina, agora se classificam de ASTIGMATISMO MISTO REGULAR. A diferença aqui sugerida não muda o tipo de lente a ser usado os dois se corrigem com uma lente cilíndrica do tipo Esférico Positivo ou negativo porém com o Cilíndrico com vergência contrária. No caso acima veja como fica a correção.

Astigmatismo misto corrigido por lente

OBSERVAÇÕES:

  • Todas as descrições dos astigmatismos feitos até agora, nas figuras com a aplicação das lentes não foram feitas as correções dos raios para poder manter o entendimento da formação focal original, reforço que depois de aplicado as lentes os raios de luz são corrigidos e reposicionados na retina gerando plena correção da ametropia;

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>