HomeEstudando óptica com o Prof. HondaAmetropias › O que é Astigmatismo e qual o tipo de lente para correção

O que é Astigmatismo e qual o tipo de lente para correção

O astigmatismo é um problema visual que pode ocorrer devido a um erro de curvatura, de centralização ou do índice de refração das estruturas oculares.


O entendimento dos problemas de miopia e hipermetropia é uma boa base para entendermos o ASTIGMATISMO. Antes de entrarmos em suas peculiaridades, vamos retomar aos conceitos de emetropia, miopia e hipermetropia, ok?

emetropia – formação da imagem no olhoe emétrope
Na figura acima, à esquerda, temos um olho visto de frente: a linha cheia (cor de laranja) representa todos os raios de luz que vêm do ambiente e adentra o olho no sentido HORIZONTAL; a linha pontilhada (azul) representa todos os raios de luz que adentram o olho no sentido VERTICAL. Na figura à direita notamos que os raios de luz que adentram o olho no sentido horizontal estão formando foco na retina, portanto não precisam correção. O mesmo ocorre com os raios de luz que adentram o olho no sentido vertical representada pelas linhas laranjas. Esse é o esquema de formação de imagem de um olho emétrope, pois temos, em todos os sentidos, as imagens corretas se formando na retina.

O olho MÍOPE é o olho onde as imagens, tanto no sentido horizontal quanto vertical, se formam antes da retina e, IMPORTANTE, estão no mesmo ponto.
ametropia – formação da imagem no olho míope

Mesma coisa o Hipermétrope, só que neste último caso as imagens se formam após a retina.
ametropia – formação da imagem no olho hipermétrope)

Com essa informação podemos falar sobre o Astigmatismo. Observe as figuras abaixo:
ametropia – formação de imagem borrada no astigmatismo devido a dois pontos focais diferentes

ametropia – formação de imagem borrada no astigmatismo devido a dois pontos focais diferentes
Note que nos dois exemplos formam-se 2 pontos focais distintosos. A correção do problema deverá ser feita no eixo em que a imagem se forma fora da retina, sendo que a receita médica deverá trazer a informação se a correção deverá ser feita no eixo horizontal, vertical ou oblíquo.
Existem cinco tipos de astigmatismo. Alguns autores consideram seis – veremos mais para frente o porquê dessa diferença.
Os tipos de astigmatismo e as indicações das lentes corretivas serão abordados na semana que vem, ok? Espero você!
Para ilustrar um pouco melhor, compartilho aqui um postado no youtube pelo CBV – Centro Brasileiro da Visão.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>