HomeEstudando óptica com o Prof. HondaAmetropias › O que é Hipermetropia e o tipo de lente para correção

O que é Hipermetropia e o tipo de lente para correção

Na hipermetropia, teoricamente, a imagem de um objeto distante é focada atrás da retina, seja porque a córnea é muito plana ou porque o eixo do globo ocular é muito curto. Tanto os objetos próximos como distantes são percebidos como imagens borradas.

Hipermetropia – formação da imagem no olho hipermétrope

Na miopia, o globo ocular é muito alongado em relação ao poder de refração do sistema ótico e os raios originados de um objeto convergem a um plano anterior à retina.

Para correção de problemas relacionados à miopia podem ser empregadas técnicas cirúrgicas ou correção através de lentes (óculos ou lentes de contato).

Como um bom técnico em óptica, aqui neste post abordarei somente as questões referentes aos óculos, ok? Para corrigir esse problema utilizamos LENTES POSITIVAS.

Resta então a pergunta: Porque utilizamos lentes positivas para corrigir a hipermetropia?

hipermetropia – formação da imagem no olho

No olho ilustrado acima, notamos que os raios de luz que vêm da frente do olho, penetram no olho, sofrem refração  e se cruzam “depois” da retina; esse é o ponto onde se forma o foco da imagem que esse olho observa.

Para corrigir a deficiência desse olho e a pessoa possa ter uma visão normal, precisamos deslocar o ponto onde se forma o foco “levando-o” até a retina: Precisamos de uma lente capaz de interagir com o sistema óptico natural do olho e por interferência movimentar o ponto focal. Parece simples, certo? Vamos ver as opções das lentes que conhecemos.

Miopia e hipermetropia. Lentes oftámicas positivas e negativas

Na figura 1 temos uma lente Positiva que possui a capacidade de convergência dos raios de luz e notem que é como se ele “puxasse” o ponto focal para perto dele, enquanto na figura 2 temos uma lente Negativa que possui a capacidade de divergência e notem que é como se ele “empurrasse” o ponto focal, pois ele “abre” os raios de luz.

No caso que estamos estudando precisamos de uma lente que “puxe” a imagem ou que “empurre”?

hipermetropia: correção e formação de imagem utilizando lentes positivas

Precisamos “puxar” – Para corrigir problemas de hipermetropia utilizamos lentes POSITIVAS

Veja também:

O que é miopia?

Lentes positivas e negativas

Comentários: 3 [ Deixe seu comentário ]

  1. amei as esplicacaoes muito bem elaborado,parabens

    • Fico contente com sua participação, Antônia! Espero que você volte com frequência, deixe seus comentários, sugestões de assuntos, etc. Abs

  2. Gosto muito desses assuntos refrente a ao glbo ocular e saude dos olhos.
    E este Professos está de parabéns.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>