HomeEstudando óptica com o Prof. HondaAmetropias › Ametropias X Emetropia. Qual a diferença?

Ametropias X Emetropia. Qual a diferença?

ametropia - problemas visuais. Imagem borrada devido à formação do foco fora da retina

O que é EMETROPIA?

EMETROPIA diz respeito a um olho ou usuário EMÉTROPE, neste caso é uma pessoa que não precisa correção Dióptrica ou não necessita usar óculos de “Grau”. Isso ocorre porque o olho está correto.

Para gravar vamos dividir a palavra E.METRO.PIA em três partes: E que podemos dizer algo como CORRETO; METRO que quer dizer MEDIDA e PIA que podemos dizer que é o OLHO. Com isso EMETROPIA seria algo como “olho com as medidas corretas”, e portanto não precisa correção ou lentes de grau.

E quando é que o olho não precisa de lente de grau?

Quando a imagem se forma na retina e possui um foco nítido  significa que as medidas ópticas de todos os componentes do olho estão corretas e  não necessita correção Dióptrica. Pode ser que a pessoa  necessite usar lentes escuras por FOTOFOBIA ou mesmo de lentes de proteção, mas de grau não. Veja a figura abaixo:

Formação da imagem no olho. Emetropia - foco na retina

Observação: Imagem esquemática meramente ilustrativa; não corresponde à representação da realidade.

Nesta imagem vemos que à frente do olho temos uma vela, os prolongamentos dos raios de luz atingem o olho e penetram atravessando todas as partes transparentes chegando até a retina, na retina forma foco nítido, porém invertido devido ao sistema óptico interno do olho, mas uma função especial no cérebro faz com que tenhamos a noção de imagem em pé, OK?

Como a imagem se forma NÍTIDA, não necessitamos de lentes ou óculos para este olho, portanto é um olho EMÉTROPE.

O que é AMETROPIA?

Se o “E” da Emetropia indica correto o “A” da palavra Ametropia tem sentido oposto um antônimo sendo assim o “A” significa INCORRETO ou NÃO CORRETO, vamos lá: A.METRO.PIA seria como A querendo dizer INCORRETO a parte METRO de medida e finalmente PIA algo como o olho com isso AMETROPIA seria “Olho com a medida incorreta”.

Se a medida do olho nos seus componentes ópticos estão incorretos será normal que a imagem se forme na retina de forma embaçada pois não tem foco. Para corrigir esse “defeito” precisamos saber “quantos graus” faltam para compensar ou corrigir o sistema óptico do olho e “Zerar’ o sistema. Depois de compensada, a imagem é reposicionada e se forma na retina de forma focada ou nítida.

ametropia - problemas visuais. Imagem borrada devido à formação do foco fora da retina

Podemos dizer que as principais deficiências que trabalhamos no dia a dia são quatro: MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO e PRESBIOPIA. Nos próximos dias vamos entender melhor cada um deles e qual o tipo de lente é utilizada para corrigi-los.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>