HomeCuidados com os olhos › Os óculos e o desempenho escolar

Os óculos e o desempenho escolar

Começa um novo ano e a grande preocupação dos pais é com a compra de material escolar para seus fílhos. Como também sou pai, sei que a lista é enorme e que, muitas vezes compramos antecipadamente “coisas” que nossos filhos nem chegam a usar durante o ano letivo.

Criança assistindo televisão muito de perto pode indicar algum problema de visão. Consulte um oftalmologista

Um item que não consta de nenhuma lista escolar é “revisão da acuidade visual” e “renovação dos óculos”… Esse fato é curioso, pois volta e meia as mídias divulgam a associação do desempenho escolar da criança com a dificuldade de visão!

Pensando bem, limitar a melhora da acuidade visual somente à melhora de desempenho na escola é ser pequeno demais para um mundo tão grande… Posso garantir que além de melhoria no desempenho escolar a qualidade visual representa também a melhoria de vida, pois não é só na escola que precisamos ter boa visão, ou você não concorda???

Esse assunto é tão importante que alguns estados e municípios realizam ações muito bacanas para melhorar a qualidade de vista de nossas crianças e jovens.

Veja dois desses casos abaixo:

– Programa Ver é Viver – Oitenta e oito alunos da rede municipal recebem óculos para melhorar desempenho escolar (o texto pode ser lido no site da Prefeitura de Juiz de Fora – MG – www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=42590 )

– Projeto “Visão do Futuro”, do Governo do Estado de São Paulo “Visão do Futuro” entrega óculos nas escolas como a de Vila Penteado. Assista o vídeo  que traz depoimentos de educadores, alunos e pais de alunos comentando a melhora na escola. www.youtube.com/watch?v=H85B75B8JdQ

Dentro do que considero uma necessidade está um dever de todos nós profissionais que trabalham com a visão, em todo início de ano, orientar aos pais que pensem e acrescentem esse item no material escolar, a revisão dos óculos ou quem sabe o primeiro exame, pois a maioria possui convênio médico, ou mesmo existe um posto de saúde que pode encaminhar ou mesmo realizar o exame de vista.

Antes da volta às aulas, leve seu filho para um exame de vista com um oftalmologista

Afinal, colhemos no Futuro o que plantamos hoje, e quem sabe a nota de amanha, ou a formatura ou mesmo a carreira vencedora não estamos plantando hoje, se não acredita pesquise na internet “grandes personalidades” ou em “cientistas” muitos estão de óculos…. E se não, estão de lentes de contato, OK?

Acrescentando a isso, estudos não científicos, mas informais ou de setores como o de marketing, dão conta que a visão é responsável por cerca de 80% da comunicação humana, e isso ocorre de maneira involuntária e de certa forma automática, basta ver a famosa frase de São Tomé “ver para crer” ou um costume de muita gente que para explicar algo FALANDO cita “veja bem”! Chega a ser engraçado… Quando a pessoa quer chamar a atenção a um fato importante, ela usa a expressão “veja bem” – ver ser refere aos olhos, ou estou enganado???

Sendo assim quantos de nós passamos essa faze escolar e só notamos que precisamos de óculos ou lentes de contato quando… Vamos tirar nossa carta ou a nossa primeira habilitação para dirigir, nesse exame muitas vezes somos reprovados pela visão e não pela habilidade em dirigir um carro uma motocicleta, etc. Se isso ocorrer é triste, pois significa que passei toda ou boa parte da vida escolar sem enxergar bem.

Muitas vezes certas situações denunciam a necessidade de um exame de vista, por exemplo: imagine uma criança “desastrada” que vive “batendo cabeça na mesa ou parede” que “vive derrubando o copo” que “vive vendo televisão de pertinho”… Os pais devem chamar a atenção ou será que os pais devem levar ao “oculista” para ver se está tudo OK?

Não sou eu que vou responder isso, mas posso orientar: aproveitemos que iniciamos um novo ano e vamos fazer os exames de vista de nossos filhos, e porque não nosso também.

Afinal, para ler este artigo você não usou os meus olhos usou os seus, cuide bem dos olhos de todos.

Um excelente ano de 2014 e que o Futuro seja visto com bons olhos.

Comentários: 2 [ Deixe seu comentário ]

  1. Boa tarde DR Honda gosto muito dos seus artigos sao muito esclarecedores e de facil entendimento.
    Trabalho em um laboratório óptico e tenho lido seus artigos, e aproveitado nos meus atendimento aos lojista espero poder contar sempre com seu trabalho no meu desenvolvimento profissional e humano.

    • Fico feliz que o blog tenha sido útil para você, Zilá! Conto com sua participação trazendo dúvidas, experiências ou sugestões, ok? Um abraço!

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>