HomeDicas do prof. Honda › Nossos olhos possuem características únicas

Nossos olhos possuem características únicas

Ah, a tecnologia…

Os avanços conquistados pela tecnologia em todas as áreas do conhecimento tem trazido uma série de vantagens para o ser humano… Na área da saúde hoje nós temos não somente condições de fazer diagnósticos bastante precisos, como equipamentos ultrassofisticados que nos garantem cirurgias minimamente invasivas e tratamentos para diversos males!

Antigamente as compras eram anotadas em caderneta para pagamento no final domês

Antigamente as pessoas caminhavam pelas ruas e se conheciam pelos nomes, sabiam quem era filho de quem, as compras eram anotadas em cadernetas, as fraudes eram bem menos frequentes que nos dias atuais.

Com o avanço dos sistemas eletrônicos, fica cada vez mais difícil garantirmos nossas informações pessoais e nos protegermos contra os diversos tipos de fraudes que são cometidas em sistemas financeiros de bancos, vírus de computador que capturam senhas, etc.

Por esse motivo, têm sido desenvolvidas recentemente várias técnicas de identificação que visam dificultar as falsificações como as de assinaturas, por exemplo. As técnicas de identificação de BIOMETRIA se tornaram um grande aliado de grandes sistemas anti-fraude.

Impressão digital - método de identificação biométrica

Biometria é a ciência da tecnologia de medição e análise de dados biológicos. Uma identificação biométrica já é conhecida há muito tempo: a impressão digital.

Escrevo aqui para trazer mais essa curiosidade: Você sabia que tanto a íris quanto a retina são partes de nosso organismo que possuem características únicas e que permitem, praticamente sem erros, a identificação de cada uma das pessoas?

Pois é… Até mesmo computadores pessoais já utilizam esse tipo de reconhecimento para evitar que os arquivos pessoais sejam acessados por pessoas mal intencionadas!

Conheça um pouco mais…

Iris - método eficiente de identificação biométrica

Reconhecimento da Iris: Este método utiliza o reconhecimento da íris do olho, que é a área colorida que circunda a pupila. Padrões da íris são parâmetros únicos. Os padrões da íris são obtidos através de um vídeo baseado em sistema de aquisição de imagem. Os dispositivos de varredura da Iris têm sido utilizados em aplicações de autenticação pessoal por vários anos. Os sistemas baseados no reconhecimento de íris diminuíram substancialmente de preço e esta tendência deverá continuar. A tecnologia funciona bem em ambas as verificação (1:1) (um a um) e identificação (1: N) (modos em sistemas executando um-para-muitos em um banco de dados). Os sistemas atuais podem ser usados, mesmo na presença de óculos e lentes de contato. A tecnologia não é intrusiva. Ele não requer contato físico com um scanner. O reconhecimento da íris foi demonstrado para trabalhar com pessoas de diferentes etnias e nacionalidades.

Retina - método eficiente de identificação biométrica

Reconhecimento de Retina: A retina humana é composta por um tecido fino de células neurais que está localizado na porção posterior do olho. Devido à complexa estrutura dos vasos capilares que suprem a retina com sangue, a retina de cada pessoa é única. A rede de vasos sangüíneos na retina é tão complexa que mesmo gêmeos idênticos não compartilham um padrão semelhante. Embora os padrões de retina possam ser alterados nos casos de diabetes, glaucoma, doenças degenerativas da retina ou cataratas, a retina geralmente permanece inalterada desde o nascimento até a morte. Devido à sua natureza única e imutável, a retina parece ser a eleição dos advogados por serem as mais precisas e fiáveis estruturas biométricas. O escaneamento de retina é tão precisa que a sua taxa de erro é estimada em apenas uma em um milhão. Um identificador biométrico conhecido como escaneador de retina é usado para mapear os padrões únicos de retina de uma pessoa. Os vasos sangüíneos dentro da retina absorvem a luz mais facilmente do que o tecido circundante e são facilmente identificados com iluminação adequada. A escaneamento da retina é executada por um vazamento de raios de luz indetectáveis de baixa energia infravermelha nos olhos de uma pessoa com o olhar através da ocular do scanner. Este feixe de luz descreve uma trajetória circular na retina. Porque os vasos sanguíneos da retina são mais sensíveis à luz do que o resto do olho, a quantidade de reflexão flutua. Os resultados do exame são convertidos em códigos de computador e armazenados em um banco de dados.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>