HomeDicas do prof. Honda › História dos óculos. Entenda um pouco melhor de onde vêm os óculos e as lentes

História dos óculos. Entenda um pouco melhor de onde vêm os óculos e as lentes

A palavra óculos surgiu com o termo ocularium, na Antiguidade Clássica. O termo era utilizado para designar os orifícios das armaduras dos soldados da época, que serviam para permitir que os mesmos enxergassem.

história dos óculos - ocularium - que deu origem à palavra óculos

Somente no século I d.C surgiram as primeiras lentes corretivas, que eram feitas com pedras semipreciosas cortadas em tiras finas e davam origem aos óculos de grau para perto. Tudo isso se deve ao matemático árabe Alhazen, que, perto do ano 1000 d.C., formulou uma teoria sobre a incidência de luz em espelhos esféricos e como isso reagia no olho humano. Os monges eram, sobretudo, os mais beneficiados com o objeto, por passarem horas trabalhando nas grandes bibliotecas da Europa. Em 1270, na Alemanha, foram criados os primeiros óculos com aros de ferro e unidos por rebites. Eram semelhantes a um compasso, porém não possuíam hastes.

história dos óculos - primeiro modelo de armação para duas lentes, ainda sem apoio para orelhas. Modelo se parece com a estrutura de um compasso, com as lentes presas ao centro; armação para ser apoiada no nariz

Os modelos que foram mais usados no século XV eram o Pince-nez e o Lornhons. Porém, eles ainda não possuíam hastes fixas, sendo que a mesma só passou a surgir no século XVII, e era usada para se apoiar às orelhas.

história dos óculos - modelo de óculos com hastes fixas antigo

No Brasil, os óculos surgiram no século XVI, com a colonização portuguesa, e eram usados principalmente por religiosos (em sua maioria jesuítas), funcionários da coroa portuguesa, colonos abastados e homens de letras.

Para ajudar a entender essa história que é bastante interessante, compartilho aqui o vídeo produzido pela Câmara de Pouso Alegre “História em Movimento: Origem e Evolução dos Óculos”.

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>