HomeDicas do prof. Honda › BOX: Marcação feita nas hastes dos óculos

BOX: Marcação feita nas hastes dos óculos

Ludair, respondendo a sua pergunta fui fazer uma pesquisa e posso dizer que essa marcação é regulamentada e normalizada pela ABNT, portanto é algo que as empresas de armações devem tomar cuidado e cumprir.

Para que houvesse um padrão de medidas universal as normas técnicas regulamentadoras de diversos países criaram um padrão único que a ANSI (Americana) ISO (Internacional) CE (Comunidade Europeia) entre outros e a própria ABNT (Brasileira) seguem e orientam a todos os fabricantes ligados a construção da armação ou mesmo os que fabricam equipamentos que lidam com armações ou óculos.

Com isso criaram a medida chamada “BOX” ou simplesmente “CAIXA”. Como funciona isso? Se você for analisar qualquer armação de óculos de boa procedência notará que na haste (popularmente conhecida como “perninha” do óculos) existem várias marcações entre elas as medidas de aro e ponte (aro é a parte onde será encaixada as lentes e a ponte é o ponto de ligação entre aro direito e esquerdo)

Medidas marcadas nas armações dos óculos (box: aro e lentes)

No nosso exemplo temos: 54□15-140, então 54 é o tamanho do aro no padrão caixa ou Box e 15 é o tamanho da ponte no mesmo padrão, no nosso exemplo existe uma medida a mais que é 140 este é o comprimento da haste ou seja tem 14 cm de comprimento ou 140 milímetros.

Para obter esses números a medida foi realizada da seguinte maneira:


Como é um padrão normalizado e aceito em toda indústria mundial, fica claro para todos o tamanho da armação e um comentário final como nós montadores temos outro costume podemos obter medidas diferentes, pois nós medimos o tamanho de aro e ponte na altura de montagem ou mesmo na altura em que foi tirado a DNP essas diferenças de medidas ficam claras em casos de modelos parecidos com o Aviador

Medidas marcadas nas armações dos óculos

Repare a pequena mas significativa diferença entre as linhas azuis do montador e vermelha pelo padrão Box.

Com isso este é mais um dos detalhes que aprendemos sobre o universo da óptica, e só lembrando como no exemplo anterior onde temos aro de 54 e ponte de 15, se somarmos teremos 69 mm então o ideal dessa armação é que pessoas com DP ou que a soma dos DNPs sejam próximo de 69, isto garantirá uma lente mais fina, OK este é uma dica para vendas e para o usuário.

Abraços, até mais

Comentários: 1 [ Deixe seu comentário ]

  1. Primeiro, parabens professor pela explicação. Essa explicação deveria ser afixada em lugar visivel em todas as oticas. Gostei dessa armação SEVEN (7) acetato. Onde encontro? Abraços, D. Obregon .’. Campo Grande MS, 28/05/14

Deixe seu comentário

NOTA: Você pode utilizar essas tags e atributos HTML.
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>